Como as pessoas muito ansiosas pensam? Como a ansiedade exagerada pode atrapalhar várias áreas de sua vida? O ansioso pensa exaustivamente em tudo que pode acontecer no futuro, afetando assim seu bem-estar, autoestima, atenção, memória, concentração, foco e disposição. Sua mente é bombardeada por uma reação em cadeia de perguntas: “E se isso acontecer?” que […]
Como as pessoas muito ansiosas pensam? Como a ansiedade exagerada pode atrapalhar várias áreas de sua vida?
O ansioso pensa exaustivamente em tudo que pode acontecer no futuro, afetando assim seu bem-estar, autoestima, atenção, memória, concentração, foco e disposição. Sua mente é bombardeada por uma reação em cadeia de perguntas: “E se isso acontecer?” que geram inúmeras dúvidas e incertezas.
Angustia insuportável
Quanto mais a pessoa procura uma resposta certa mais aumenta sua insegurança. É um processo mental bastante angustiante e doloroso. O sofrimento é constante, intenso e difícil de parar sozinho sem um suporte terapêutico que ensine a pessoa a lidar de uma forma positiva, construtiva e saudável com a sua ansiedade.
Vamos ver a seguir como ansiedade pode atrapalhar várias áreas da vida de uma pessoa e seu bem-estar físico e emocional?
Crise de ansiedade: como a ansiedade exagerada pode atrapalhar várias áreas de sua vida
Relacionamento Amoroso = Ansiedade gera muita tensão e clima pesado
1) Afetiva: Imagine que são 7 horas da manhã. O ansioso vê a quantidade de trabalho que tem pela frente no dia e pensa: “Não vou conseguir chegar a tempo em casa hoje. Minha esposa tinha pedido isso para mim. Ela ficará chateada novamente comigo” Ao chegar em casa, a esposa está emburrada porque teve um dia ruim. O ansioso já interpreta antecipadamente que ele é o culpado pela cara feia da esposa e já atira as pedras: “Você não me entende. Tenho muito trabalho!” Essa maneira de agir acaba gerando muito desgaste. Se o ansioso não mudar a sua mente a relação será cada vez mais pesada. É difícil conviver assim. Portanto, a ansiedade mal gerenciada é um veneno contra a manutenção e alimentação de uma relação amorosa.
Trabalho = Ansiedade aumenta stress e diminui concentração, foco e produtividade
2) Trabalho: O ansioso vive se preocupando. Pensa: “Não vai dar tempo de terminar esse relatório. Meu chefe ficará furioso. Vou ser demitido”. Essa lógica mental acontece em segundos e já gera ansiedade. O ansioso descarta fatos reais que contradizem sua previsão catastrófica. Parece que usa um óculos que só vê e procura por fatos na realidade que comprovarão o cenário trágico que está imaginando ou prevendo no futuro. Consequentemente, sofre muito por isso diariamente. No longo prazo, a produtividade diminui no trabalho, pois as preocupações diárias são esmagadoras e acabam atrapalhando o foco, a concentração e o raciocínio nas tarefas que precisam ser cumpridas no dia.
O trabalho pode ser uma das causas da ansiedade
Relacionamento familiar = Ansiedade desgasta as relações
3) Família: Em um almoço de domingo, um pai ansioso pensa: “Meu filho não chegou até agora. O que será que aconteceu?; Por que ele não atende o celular? Será que sofreu um acidente no caminho? Fica pensativo e tenso.” Quando o filho chega, o pai já está bufando de raiva e desesperado. Consequentemente, dá uma bronca desproporcional no filho. O ansioso não conta com imprevistos. Busca incessantemente por uma vida segura e sem sustos. Situações inesperadas o aborrece profundamente. Dessa forma, a vida em família, aos poucos, se torna intolerável, recheada de mágoas e rancor.
Estudos = A ansiedade diminui a atenção e o rendimento nos estudos
4) Estudos: O estudante pensa: “É impossível estudar tudo. Então, com certeza, não vou passar na prova. Nem adianta estudar mais. Estou vendo que é muito conteúdo e não vai dar tempo.” A preocupação antecipada destrói a motivação do estudante ansioso. Ele fica cada vez mais cansado e desanimado. Consequentemente, há um declínio vertiginoso no seu rendimento acadêmico em razão desse padrão mental gerado por sua ansiedade.
Amigos = A ansiedade acaba com a diversão
5) Amigos: Imagine marcar um encontro com um amigo ansioso. Ele pensa: “Porque não marcam logo o lugar do encontro? Preciso me programar. Detesto ser pego de surpresa e ter que mudar os planos em cima da hora. Meus amigos são muitos desorganizados.” ou “Preciso pensar no melhor lugar para todos. Le sobre vários lugares e não chega a uma conclusão. A indecisão desgasta todos.” A falta de flexibilidade do ansioso bloqueia a espontaneidade nos encontros e acaba com toda a diversão.
Terapia e Ansiedade
A Terapia Cognitiva ajuda a você gerenciar sua ansiedade? O que acontece com você depois que faz a Terapia Cognitiva?
Cientificamente, a Terapia Cognitiva tem estudando a mente dos ansiosos e já divulgou ótimos resultados. Durante e depois da terapia cognitiva, você aprende várias ferramentas que farão você ter uma vida menos estressante, mais produtiva, leve e feliz.
Viviane Sampaio. Psicóloga e Coach https://vivianesampaio.com.br/curriculo/. Trabalho online ou presencialmente na Vila Mariana em São Paulo – SP com Psicoterapia Cognitiva Comportamental para Adultos em Português e Inglês com foco em Ansiedade, Depressão e Burnout. Também trabalho com Coaching Profissional. Veja outros serviços no link a seguir https://vivianesampaio.com.br/servicos/ Site https://www.vivianesampaio.com.br WhatsApp (11) 9-9808-3718 e e-mail vs@vivianesampaio.com.br
© 2011 – 2025. Todos os direitos reservados - contato@vivianesampaio.com.br
design: thaisvilanova