Brasil é campeão em ansiedade, mas a Terapia Cognitiva Comportamental tem oferecido ótimos tratamentos comprovados cientificamente há décadas
Ansiedade = Quais são os sintomas e reações físicas?
Quando a ansiedade é muito intensa podemos sentir sensações físicas no nosso corpo que decorrem dela. As mais comuns são:
- Incapaz de relaxar (muita tensão muscular)
- Nervosismo
- Insônia (demora para dormir, acorda a noite ou mais cedo que o habitual)
- Dor de cabeça
- Tontura ou atordoado
- Tremedeira mãos e/ou pernas
- Dor no peito
- Palpitação ou aceleração do coração
- Angústia
- Sensação de desmaio
- Dificuldade de respirar
- Sensação de sufocação
- Sentir calor ou ter muito suor ao ficar nervoso
- Dormência ou formigamento
- Medo que aconteça o pior no futuro e
- Medo de perder o controle
- Indigestão ou desconforto no abdômen
- Medo de morrer
- Bochechas quentes
- Assustado
- Aterrorizado
- Sem equilíbrio motor
O que é Pânico ou Síndrome do Pânico? O que é crise ou ataque de ansiedade?
Uma crise ou ataque de ansiedade é quando a gente sente muitas das reações físicas que escrevi acima de forma intensa e pontual.
Ansiedade e Terapia Cognitiva
Já o transtorno/distúrbio do pânico é quando a gente tem muitas crises de ansiedade que podem ter intensidade de leve a grave por, no mínimo, duas semanas consecutivas.
Além disso, para caracterizar um transtorno é importante considerar a forma como a pessoa vê a si mesmo, os outros e o seu futuro. O ansioso tem uma lógica própria.
Leia mais sobre essa lógica no meu artigo sobre Síndrome do Pânico e sobre Ansiedade
Como é o trabalho da Ansiedade na Terapia Cognitivo-Comportamental-TCC
Quando a ansiedade é leve o tratamento dura 3 meses. Na fase inicial, o psicólogo aplica um teste específico para identificar o grau atual (leve, moderada, grave ou gravíssima) da ansiedade.
Isso é feito já na primeira sessão para que o paciente já saiba o que precisa fazer para melhorar e o psicólogo defina seu plano de tratamento.
Quando a ansiedade é moderada, o tempo de trabalho é de 6 meses. Mas a cada sessão o paciente melhora e sente os resultados do que foi trabalhado na consulta.
Quando a ansiedade é grave ou gravíssima, o tratamento médico é importantíssimo porque o sofrimento físico diário da ansiedade é alto e o cérebro está sendo muito desgastado e o tratamento médico se torna necessário para que o paciente se estabilize e, consiga ter força mínima física.
Como a medicação atua?
O cérebro comanda o corpo inteiro regulando diariamente todos os órgãos. Se ele sofre stress diário com excesso de preocupações, pressão, inseguranças, medo e ansiedade gera hormônios do stress no corpo que faz ele ficar mais vulnerável ao aparecimento de várias doenças. Por isso, a medicação é imprescindível para manter o cérebro saudável e sem desgastar.
É o mesmo que ter uma gastrite crônica sem cuidar. Todo dia o nervosismo ativa a gastrite. Em um certo ponto, a úlcera aparece e o tratamento médico é o certo. Já, durante a gastrite, a terapia ensina o paciente a lidar com aquilo que o deixa nervoso durante o dia.
Como a terapia impacta produtividade, felicidade e várias áreas da vida de uma pessoa?
Na terapia, o paciente aprende várias técnicas para gerenciar o stress e reduzi-lo tornando-o mais produtivo. O autoconhecimento com técnicas específicas para cada pessoa potencializa o alcance de metas e a auto-liderança.
Consequentemente, a produtividade não só aumenta nas chances de manter o emprego quanto também em promoção. Tendo uma visão global, a gestão do stress torna todas as outras áreas melhores também (relacionamentos familiares e sociais mais construtivos, aumenta imunidade e previne a incidência de aparecimento de doenças físicas, mais performance em ambiente de estudos porque o foco, concentração e memórias se mantém alta, etc)
Quando é importante buscar terapia?
Quando ela começa a atrapalhar o seu dia-a-dia no trabalho, relações sociais, relação com familiares, saúde, etc. Leia de forma mais detalhada como funciona a mente de um ansioso no meu outro artigo para entender melhor como a ansiedade pode ser prejudicial na vida de uma pessoa em geral.
Quais doenças físicas comuns aparecem em razão da ansiedade?
A ansiedade gera doenças como enxaqueca, pressão alta, doenças cardiovasculares, dores no corpo e muito mais
Leia mais sobre todos os efeitos e doenças no longo prazo que o stress provoca, sendo que a ansiedade mal gerenciada é uma das fontes e serve de combustível para alimentar o stress.
Não demore muito para procurar uma psicóloga para saber como gerenciar melhor a ansiedade. Quanto mais tempo leva para fazer a terapia, mais aumenta a ansiedade e os prejuízos decorrentes dela em várias áreas da vida também.