Na vida, sempre cruzamos com pessoas tóxicas e difíceis.
Quem já não teve um chefe autoritário, um amigo invejoso, um colega de trabalho agressivo, um parente manipulador ou um namorado joga-culpa? É possível evitar que essas pessoas transformem a sua vida em um pesadelo?
O psicólogo Bernardo Stamateas escreveu um livro que se transformou em “best-seller” internacional sobre esse assunto chamado “Gente Tóxica: Como lidar com Pessoas Difíceis e não ser dominado por elas”.
O autor descreve várias pessoas com características “tóxicas” e dá dicas para lidar com cada uma delas. A seguir, menciono algumas citadas no livro:
1. O AUTORITÁRIO: é aquele que abusa do seu poder sobre os outros. Tira vantagem de sua posição e faz com que a sua vontade prevaleça a qualquer custo.
2. O INVEJOSO: é aquele que pretende tirar o que você conseguiu e ele ainda não.
3. O AGRESSIVO: é aquele que quer arrasar sua auto-estima, isto é, fazer você pensar que é incompetente, fraco, inseguro, etc.
4. O MANIPULADOR: é aquele que faz você fazer aquilo que ele quer pensando que é isso que você quer.
5. O JOGA-CULPA: é aquele que não consegue arcar com os riscos e conseqüências de suas decisões ou escolhas. Vive jogando a culpa nos outros quando algo não dá certo.
Como conseguir viver bem ao lado de pessoas com características “tóxicas“?
NÃO TENTE MUDAR A PESSOA = Isso é um pouco decepcionante, pois, na prática, é difícil não tentar mudá-la. Ainda mais se gostamos e queremos o bem da pessoa. Ocorre que é preciso levar em conta que ninguém muda pelo outro. Só mudamos porque queremos mudar e, mesmo assim, é um processo difícil e demorado.
AJUSTE AS SUAS EXPECTATIVAS SOBRE A RELAÇÃO = Não espere valorização ou algum tipo de reconhecimento por algo que você fez para a pessoa. Pessoas difíceis são inseguras e com baixa autoestima, apesar de, muitas vezes, apresentarem uma fachada que mostra exatamente o contrário. Geralmente, sabem tudo sobre a vida alheia, mas não conseguem enxergar a si mesmas. Costumam falar: “Eu não tenho problemas” ou “É você que está com problema”. Portanto, se essas pessoas não conseguem reconhecer o próprio valor, imagine ver o valor dos outros!
CUIDE DE SUA AUTO-ESTIMA = Essas pessoas sempre tentarão abalar o que você pensa sobre si mesmo. Potencializam os seus pontos fracos e o enchem de culpa e frustrações. Portanto, cuide de sua autoestima para conquistar uma imunidade emocional cada vez mais forte e, consequentemente, conseguir se desviar de qualquer “ataque tóxico” da pessoa.
Portanto, é possível se proteger da “toxicidade” dessas pessoas e não deixar sua vida ser dominada por elas. Não se desgaste emocionalmente tentando mudar a pessoa.
Aproveite para usar essa energia para si mesmo. Invista na construção de uma auto-estima à prova de balas fazendo terapia e, consequentemente, viva com menos estresse e mais felicidade ao lado de qualquer pessoa saudável ou “tóxica”.
Referência Bibliográfica: Stamateas, Bernardo. “Gente Tóxica: Como lidar com Pessoas Difíceis e não ser dominado por elas”. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2009.