Como dar feedback e lidar com críticas injustas?

Como dar feedback e lidar com críticas injustas?

Receber elogios é bem melhor do que ouvir críticas. Entretanto, há críticas que podem nos ajudar a crescer, melhorar ou nos corrigir.

Mas o comum é nos depararmos em nosso dia-a-dia com feedbacks com críticas injustas ou incorretas que só servem para nos derrubar ou magoar.

Portanto, há feedbacks ou críticas construtivas e destrutivas. Como diferenciar cada tipo para poder aproveitar os bons feedbacks e as boas críticas para nos desenvolver e não nos deixar abater com as críticas ruins que são verdadeiras bobagens?

Toda crítica deve passar por um filtro e um processo de classificação para avaliar quais são dignas de crédito. A seguir cito os 5 passos para identificar uma crítica que vale a pena considerar:

1º Passo: “Quem fez a crítica é um especialista no assunto?”

Por exemplo, se o assunto for o motor do seu carro, que opinião você consideraria mais importante: a do seu contador ou do seu mecânico? Portanto, nem todas as opiniões podem ser avaliadas da mesma forma. É importante considerar o conhecimento do crítico sobre o assunto em questão.

2º Passo: “Quantas pessoas fizeram a crítica?”

Quem não questiona seus críticos costuma aceitar como definitivo um único comentário negativo. Mas nem sempre uma opinião isolada está bem fundamentada, correta e não tendenciosa.

Por outro lado, no caso de muitas pessoas criticarem, há também de se pensar sobre a perspectiva de que não é porque todo mundo disse ou acredita em algo que isso seja uma verdade absoluta e irrefutável.

Portanto, nas duas situações a crítica precisa ser questionada com o intuito de evitar uma conclusão precipitada, injusta ou parcial.

3º Passo: “O pior crítico: Você!”

Nosso crítico interno não só julga corretas todas as supostas críticas externas como acrescenta e inventa mais algumas. É o mais duro dos críticos.

Aceitar tudo o que o nosso crítico pessoal nos diz é tão equivocado quanto concordar com toda e qualquer crítica externa sem antes conferir se tal opinião foi emitida com conhecimento de causa. Questione-se!

4º Passo: “Qual é o objetivo da crítica?”

A crítica contribui de alguma forma para melhorar sua vida ou a si mesmo? Aprender a fazer essa seleção é fundamental e uma das primeiras metas trabalhadas no coaching.

Portanto, analise a crítica. Se for positiva, merece a sua atenção e dedicação para se reconstruir nesse ponto. Se for negativa, descarte-a.

5º Passo: “O hobby de criticar”

Existe pessoas nesse mundo que são inevitavelmente  insatisfeitas. Nada as agrada. Estas pessoas têm o hábito de fazer críticas. São incansáveis.

Como lidar com um crítico desses? Não lide! Isso é impossível. Eles são implacáveis. A mente dessas pessoas vasculha o ambiente durante 24 horas ininterruptas em busca de algo para criticar.

O melhor a fazer é se afastar ou, se não for possível,  deletar todos as críticas absurdas e insensatas.

Por fim, lembre-se sempre que receber críticas injustas abalam a motivação de qualquer pessoa em seu dia-a-dia e por isso é fundamental ponderar sobre elas para não se tornar uma pessoa improdutiva e infeliz.

Portanto, aproveite somente as críticas que enriquecem o seu desenvolvimento pessoal e  jogue fora todas as críticas inúteis!

Se não estiver conseguindo ficar blindado contra as críticas destrutivas invista em uma terapia ou coaching pessoal para se fortalecer e não ter mais prejuízos com isso.

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Como dar feedback e lidar com críticas injustas?

Receber elogios é bem melhor do que ouvir críticas. Entretanto, há críticas que podem nos ajudar a crescer, melhorar ou nos corrigir.

Mas o comum é nos depararmos em nosso dia-a-dia com feedbacks com críticas injustas ou incorretas que só servem para nos derrubar ou magoar.

Portanto, há feedbacks ou críticas construtivas e destrutivas. Como diferenciar cada tipo para poder aproveitar os bons feedbacks e as boas críticas para nos desenvolver e não nos deixar abater com as críticas ruins que são verdadeiras bobagens?

Toda crítica deve passar por um filtro e um processo de classificação para avaliar quais são dignas de crédito. A seguir cito os 5 passos para identificar uma crítica que vale a pena considerar:

1º Passo: “Quem fez a crítica é um especialista no assunto?”

Por exemplo, se o assunto for o motor do seu carro, que opinião você consideraria mais importante: a do seu contador ou do seu mecânico? Portanto, nem todas as opiniões podem ser avaliadas da mesma forma. É importante considerar o conhecimento do crítico sobre o assunto em questão.

2º Passo: “Quantas pessoas fizeram a crítica?”

Quem não questiona seus críticos costuma aceitar como definitivo um único comentário negativo. Mas nem sempre uma opinião isolada está bem fundamentada, correta e não tendenciosa.

Por outro lado, no caso de muitas pessoas criticarem, há também de se pensar sobre a perspectiva de que não é porque todo mundo disse ou acredita em algo que isso seja uma verdade absoluta e irrefutável.

Portanto, nas duas situações a crítica precisa ser questionada com o intuito de evitar uma conclusão precipitada, injusta ou parcial.

3º Passo: “O pior crítico: Você!”

Nosso crítico interno não só julga corretas todas as supostas críticas externas como acrescenta e inventa mais algumas. É o mais duro dos críticos.

Aceitar tudo o que o nosso crítico pessoal nos diz é tão equivocado quanto concordar com toda e qualquer crítica externa sem antes conferir se tal opinião foi emitida com conhecimento de causa. Questione-se!

4º Passo: “Qual é o objetivo da crítica?”

A crítica contribui de alguma forma para melhorar sua vida ou a si mesmo? Aprender a fazer essa seleção é fundamental e uma das primeiras metas trabalhadas no coaching.

Portanto, analise a crítica. Se for positiva, merece a sua atenção e dedicação para se reconstruir nesse ponto. Se for negativa, descarte-a.

5º Passo: “O hobby de criticar”

Existe pessoas nesse mundo que são inevitavelmente  insatisfeitas. Nada as agrada. Estas pessoas têm o hábito de fazer críticas. São incansáveis.

Como lidar com um crítico desses? Não lide! Isso é impossível. Eles são implacáveis. A mente dessas pessoas vasculha o ambiente durante 24 horas ininterruptas em busca de algo para criticar.

O melhor a fazer é se afastar ou, se não for possível,  deletar todos as críticas absurdas e insensatas.

Por fim, lembre-se sempre que receber críticas injustas abalam a motivação de qualquer pessoa em seu dia-a-dia e por isso é fundamental ponderar sobre elas para não se tornar uma pessoa improdutiva e infeliz.

Portanto, aproveite somente as críticas que enriquecem o seu desenvolvimento pessoal e  jogue fora todas as críticas inúteis!

Se não estiver conseguindo ficar blindado contra as críticas destrutivas invista em uma terapia ou coaching pessoal para se fortalecer e não ter mais prejuízos com isso.

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