Terapia

Trabalho com a Terapia Cognitiva e a Psicologia Positiva que são terapias novas, breves, focadas no presente, nos pontos fortes das pessoas e na mudança da maneira que as pessoas lidam com as suas dificuldades no dia-a-dia.

O que é Terapia Cognitiva?

A terapia cognitiva foca na mudança da forma que a pessoa vê e lida com as situações que vive no seu dia-a-dia. Um dos objetivos centrais é fazer com que a pessoa aprenda a identificar a fonte de suas dificuldades e saiba lidar de uma maneira mais positiva, construtiva e saudável para si mesma.

O que é Psicologia Positiva?

A psicologia positiva foi desenvolvida tomando como exemplos as pessoas felizes, bem-sucedidas e realizadas na vida. O objetivo central é identificar as qualidades da pessoa e potencializá-las ao máximo para que esta conquiste uma qualidade de vida alta em seu cotidiano e, consequentemente, se torne uma pessoa cada vez mais feliz, satisfeita e realizada.

Como funciona a terapia?

1) Terapia Educativa: Nas sessões iniciais, a pessoa é ensinada sobre a origem e o percurso de suas dificuldades atuais. Paralelamente, é treinada sobre como funciona a terapia cognitiva de forma específica para as dificuldades que a pessoa está enfrentando no momento. Para quê ensinar a terapia cognitiva para a pessoa? Para a pessoa se tornar a sua própria psicóloga e não gerar dependência. Então, a pessoa entende o que está sendo feito em cada sessão e como isso pode ser aplicado no seu dia-a-dia para alcançar a mudança que deseja em sua vida. Além disso, essa psicoeducação faz com que a pessoa aprenda como pode evitar problemas futuros e a ter mais capacidade e recursos para agir diante de um nova situação de stress.

2) Terapia orientada para o Presente: O foco do trabalho é no presente, isto é, nas dificuldades atuais vividas pela pessoa. A análise do passado é raramente investigada ou trabalhada na terapia.

3) Terapia Breve = A terapia é feita no menor tempo possível para a pessoa. O mínimo de tempo são 3 meses.

4) Terapia Focada = A terapia trabalha em cima de uma lista de  metas para serem alcançadas durante o processo. Essas metas são  revistas e reformuladas semanalmente até serem conquistadas pela pessoa.

Viviane Sampaio. Psicóloga e Coach. Trabalha na Vila Mariana em São Paulo – SP. Whatsapp/celular: (11) 9-9808-3718, e-mail: vs@vivianesampaio.com.br ou skype clinicavivianesampaio

Gestão do Tempo

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