Terapia e Ciúmes

Ciúmes na dose certa é bom, mas, em excesso, pode desgastar e prejudicar muito o relacionamento. Quem convive com uma pessoa ciumenta sabe bem disso e, geralmente, não concorda com as atitudes que ela tem na relação. Por isso, terapia e ciúmes têm muita conexão. Inegavelmente, essa é uma situação de sofrimento duplo: de um […]

Ciúmes na dose certa é bom, mas, em excesso, pode desgastar e prejudicar muito o relacionamento. Quem convive com uma pessoa ciumenta sabe bem disso e, geralmente, não concorda com as atitudes que ela tem na relação. Por isso, terapia e ciúmes têm muita conexão.

Inegavelmente, essa é uma situação de sofrimento duplo: de um lado, o ciumento sofre por não conseguir controlar o seu ciúmes e, de outro, vive uma pessoa sufocada. Se tornam grandes problemas: as cobranças excessivas, atos de fiscalizações, desconfianças e restrições constantes sobre a vida diária. A menos que a pessoa que esteja passando pelo problema repense a situação.

Elementos que podem ser trabalhados na terapia com relação aos ciúmes

1) INSEGURANÇA: Trabalhe a sua insegurança, o seu medo da perda e o sentimento de posse em relação ao outro.

Tente sempre se lembrar, por exemplo, que: “O foco da sua vida deve ser a sua vida. A sua felicidade deve vir de você e não de outra pessoa”.

Isso parece ser uma constatação óbvia, mas é muito comum que o ciumento coloque o centro de sua vida na outra pessoa e que a sua felicidade seja possível somente com o outro.

Ou seja, diante disso, é visível que está havendo uma dificuldade  por parte do ciumento em se tornar uma pessoa independente emocionalmente. É isso que a terapia precisa trabalhar.

2) EXPECTATIVAS: Avalie e reveja sempre suas expectativas sobretudo a cerca sua relação. Pergunte-se: “O que você espera de um relacionamento?”; “O que você tem para oferecer para o outro?”; “O que o outro tem para oferecer para você?”; “Será que ele(a) corresponde à  figura ideal que você sempre buscou ou é apenas um “quebra-galho?”; “Qual é o seu nível atual de satisfação nessa relação?”;“Você consegue conversar de forma franca, tranquila e aberta?”; “Como anda a vida sexual de vocês?”; por fim, “Quais as semelhanças e as diferenças entre os relacionamentos que teve no passado e o atual?”.

3) AUTOESTIMA: Trabalhe a sua autoestima. É comum que os ciumentos estejam com sua autoestima baixa. Contribuirá, aliás, para a compreensão do problema observar esse elemento.

Consequências dos ciúmes, caso não sejam trabalhados na terapia

Vale ainda comentar sobre as possíveis consequências que poderão acontecer para cada um na relação amorosa se não trabalharem o ciúme excessivo de fato:

a) Para o ciumento há uma grande chance de perder seu amor e o ciúme, portanto, se transformar em uma doença chamada ciúme patológico.

b) Para aquele que convive com o ciumento: o nível de estresse causado pelo ciúme no relacionamento é alto.  Isso atrapalha as outras áreas de sua vida, como a sua produtividade e concentração no trabalho. Os questionamentos e telefonemas constantes, o afastamento dos amigos e familiares por imposição do ciumento acabam, em outras palavras, prejudicando demasiadamente a vida social.

c) Consequências para ambos: se o ciumento não trabalhar seus problemas  em uma terapia, acima de tudo a vida em casal não poderá alcançar o grau desejado de felicidade.

Portanto, o ciúme é um sentimento que deve ser equilibrado. Se você é ciumento e não consegue fazer sozinho tudo o que está escrito acima, busque ajuda especializada nessa área.

Invista em uma psicoterapia com um psicólogo clínico, pois essa é uma boa forma de trabalhar todas essas questões e superar o seu ciúme. Se você convive com um ciumento, incentive-o a buscar, acima de tudo,  a terapia.

Referências Bibliográficas

Ferreira-Santos, Eduardo. “Ciúme – O medo da Perda”. São Paulo: Claridade, 2003.

Viviane Sampaio. Psicóloga e Coach https://vivianesampaio.com.br/curriculo/. Trabalho online ou presencialmente na Vila Mariana em São Paulo – SP com Psicoterapia Cognitiva Comportamental para Adultos em Português e Inglês com foco em Ansiedade, Depressão e Burnout. Também trabalho com Coaching Profissional. Veja outros serviços no link a seguir https://vivianesampaio.com.br/servicos/ Site https://www.vivianesampaio.com.br WhatsApp (11) 9-9808-3718 e e-mail vs@vivianesampaio.com.br

terapia-e-ciumes

Compartilhar esta página

 

topo

© 2011 – 2024. Todos os direitos reservados - contato@vivianesampaio.com.br

design: thaisvilanova