Terapia e Stress

Estresse é a resposta do nosso corpo a situações que geram insegurança ou são inesperadas. Nesse cenário, o corpo automaticamente se prepara para driblar o stress. Veja o que acontece no seu corpo quando você vivencia uma situação de stress abaixo. Há também a descrição do efeito do estresse crônico (quando uma pessoa está mais […]

Estresse é a resposta do nosso corpo a situações que geram insegurança ou são inesperadas. Nesse cenário, o corpo automaticamente se prepara para driblar o stress. Veja o que acontece no seu corpo quando você vivencia uma situação de stress abaixo. Há também a descrição do efeito do estresse crônico (quando uma pessoa está mais de 3 meses sob alto estresse):

1) Cérebro: ele que vai interpretar se a situação representa ou não um estresse para você. Se decidir que é stress liberará o hormônio da endorfina que é um analgésico muito potente para você suportar o choque do estresse. Por causa dela, numa luta de boxe, o lutador não sente cortes ou ossos fraturados. LONGO PRAZO: Entretanto, a sua alta quantidade no corpo agrava enxaqueca, dores nas costas e dores de artrite.

2) Glândulas supra-renais: liberam cortisol e adrenalina. O cortisol age como antiinflamatório. LONGO PRAZO: o excesso da cortisona destrói a resistência do corpo às infecções. A adrenalina prepara o organismo para grandes esforços físicos, aumenta a frequência dos batimentos cardíacos e o volume de sangue por batimento, eleva a tensão arterial e o nível de açúcar no sangue, minimiza o fluxo sanguíneo nos vasos e no sistema intestinal e maximiza o fluxo para os músculos nas pernas e braços. Em resumo, a adrenalina te dá uma força e energia descomunal. Mas a LONGO PRAZO desgasta seu corpo e vira terremo fértil para aparecimento de doenças como depressão etc.

3) Coração: o aumento do batimento cardíaco gera bombeamento de mais sangue e oxigênio para músculos e pulmões. O sangue circulando mais rápido melhora a atividade muscular esquelética e cerebral, facilitando a ação e o movimento. LONGO PRAZO: Em excesso, ele pode causar pressão alta (hipertensão), derrame e ataques cardíacos;

4) Respiração: o aumento do suprimento de ar faz as narinas se abrirem e a garganta e todas as passagens de ar dos pulmões se dilatarem. Tudo isso favorece a captação de mais oxigênio. LONGO PRAZO: A respiração fica mais rápida e ofegante, mas, em excesso, pode causar pânico, fobias, etc.

5) Glândulas do aparelho digestivo:  Pâncreas: o aumento do açúcar no sangue fornece energia “de curta distância”. A insulina reduz a glicose no sangue. LONGO PRAZO: A produção ineficiente de insulina pela sobrecarga no pâncreas pode gerar diabetes; Fígado: quando a glicose se esgota, o colesterol passa a fornecer energia para os músculos. Principalmente, o oriundo do fígado, que fornece energia de “longa distância”. LONGO PRAZO: Em excesso, ele provoca doenças cardiovasculares.

6) Tireóide: os hormônios da tireóide aceleram o metabolismo do corpo que, com isso, queima mais depressa seu combustível e fornece energia adicional para a fuga. LONGO PRAZO: O excesso desse hormônio causa intolerância ao calor, tremedeira, perda de peso, insônia, exaustão ou esgotamento.

7) Hormônios sexuais: há redução da testosterona e progesterona. LONGO PRAZO: Isso afeta a fertilidade e a libido. No homem, causa a ejaculação precoce e, na mulher, dificuldade para atingir o orgasmo.

8 ) Sentidos: intensificação total. A pupila se dilata e proporciona uma visão noturna e periférica melhor. A audição, o paladar e o olfato se aguçam. LONGO PRAZO: Em excesso, percebem-se menos os detalhes, gostos, cheiros etc.

Hoje vivemos diariamente uma série de situações que o cérebro interpreta como fatores geradores de insegurança e imprevisibilidade. Uma discussão com um colega de trabalho basta para ativar o circuito do estresse. Portanto, estamos mais susceptíveis ao estresse crônico. Várias pesquisas já demonstraram que a Terapia Cognitiva vêm tendo grande sucesso no gerenciamento do estresse, pois na terapia a pessoa aprende a lidar com as cobranças e preocupações do seu dia-a-dia de uma forma positiva e benéfica para sua mente e corpo. Além disso, no Brasil, há um teste específico criado pela Psicóloga Terapeuta Cognitiva Dra. Marilda Lipp que é capaz de identificar o grau de estresse que uma pessoa vive atualmente e isso ajuda muito na administração dele, pois foca quais são os sintomas a serem trabalhados imediatamente.

Referências Bibliográficas

Rossi, Ana Maria. Autocontrole: nova maneira de gerenciar o estresse. Rio de Janeiro: BestSeller, 2006.

Hanson, Peter G. “Aproveite o seu Stress”. Trad. J. E. Smith Caldas.São Paulo: Siciliano, 1989.

Viviane Sampaio. Psicóloga e Coach. Trabalha na Vila Mariana em Sao Paulo – SP. Whatsapp/celular.: (11) 9-9808-3718,   e-mail vs@vivianesampaio.com.br ou skype clinicavivianesampaio

 

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