Terapia

Trabalho com a Psicologia Positiva e a Terapia Cognitiva que são terapias novas, breves, focadas no presente, nos pontos fortes das pessoas e na mudança da maneira que as pessoas lidam com as suas dificuldades no dia-a-dia.

O que é Psicologia Positiva?

A psicologia positiva foi desenvolvida tomando como exemplos as pessoas felizes, bem-sucedidas e realizadas na vida. O objetivo central é identificar as qualidades da pessoa e potencializá-las ao máximo para que esta conquiste uma qualidade de vida alta em seu cotidiano e, consequentemente, se torne uma pessoa cada vez mais feliz, satisfeita e realizada.

O que é Terapia Cognitiva?

A terapia cognitiva foca na forma que a pessoa vê e lida com as situações que vive no seu dia-a-dia. O objetivo central é ultrapassar as dificuldades que aparecem no cotidiano por meio da aprendizagem e treino de novas habilidades e, consequentemente, obter novas soluções para velhos problemas.

O que acontece na vida de uma pessoa que faz terapia?

Na terapia a pessoa desenvolve uma capacidade de suportar um grau de estresse alto em seu dia-a-dia sem se prejudicar fisicamente (por exemplo: hipertensão) ou mentalmente (por exemplo: depressão). Consequentemente, alcança uma maior sensação de bem-estar e realização na vida em geral.

Como é a terapia?

1) Terapia Educativa: A pessoa é ensinada sobre a origem e  o percurso de suas dificuldades atuais, sobre como funciona o processo  de terapia e  para que serve todas as técnicas utilizadas na terapia com o objetivo de torná-la o seu próprio psicólogo. Desta forma, a pessoa não fica dependente do psicólogo e sabe como agir diante de um nova situação de stress. Além disso, a pessoa também aprende como pode evitar problemas futuros.

2) Terapia orientada para o Presente: O foco do trabalho é no presente, isto é, nas dificuldades atuais vividas pela pessoa. Raros serão os momentos em que o passado será investigado e trabalhado na terapia.

3) Terapia Breve = A terapia é feita no menor tempo possível para a pessoa.

4) Terapia Focada = A terapia trabalha em cima de uma lista de  metas para serem alcançadas durante o processo que são  revistas e reformuladas periodicamente até serem conquistadas pela pessoa.

5) Foco no Positivo: O objetivo central é fomentar a capacidade da pessoa para utilizar em seu dia-a-dia os seu pontos fortes naturais para alcançar um melhor desempenho global em sua vida.

Viviane Sampaio. Psicóloga e Coach. Trabalha na Vila Mariana em São Paulo – SP. Whatsapp/celular: (11) 9-9808-3718, e-mail: vs@vivianesampaio.com.br ou skype clinicavivianesampaio

Gestão do Tempo

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